terça-feira, 21 de julho de 2009

A árvore dos nossos amigos.

Depois de ver a homenagem que um amigo fez em seu blog pelo dia do amigo, pensei que deveria ter um espaço também para registrar momentos com que estes me presenteiam. Aí lembrei de um texto que ganhei de uma colega do colégio, no dia do meu aniversário. O texto se chama "A árvore dos nossos amigos", e me tocou tanto que lembro bem até hoje. Comparava os amigos às folhas de uma árvore e que, a cada estação do ano elas se modificavam pelo tempo. No outono algumas sopravam para longe, umas sumiam para sempre, outras reapareciam na primavera, umas que caíam mas sempre continuavam por perto... E faz muito sentido.
Eu gosto tanto de conhecer a história das pessoas, saber que tem muita gente boa e simples neste mundo. Às vezes uma pessoa que tu conheceu na parada de ônibus e conversou por alguns minutos pode fazer tanta diferença quanto uma que tu conhece há muito tempo e não te ofereceu nada.
Se tu está caminhando no centro de uma cidade grande, por exemplo, e no meio da multidão apressada, tu pára pra atravessar a rua e, do outro lado, alguém pára pra atravessar para o seu lado, vocês se olham, se cruzam e... Cada um para o seu lado, seguindo em frente. Daqui a pouco, por intuição, tu olha pra trás e sente uma coisa estranha, uma sensação boa, de "parece que eu conheço esse cara de algum lugar". E o cara também olha pra trás, e tu disfarça e vira rápido. A gente fica procurando encontrar motivos às vezes. Mas na verdade, queria dizer "puta, que massa que esse cara existe". Pronto. Não tem muita lógica. (Aliás, mania chata e inútil essa de as pessoas ficarem procurando lógica em tudo.) Empatia.
Tem tanta gente extremamente necessária para conhecermos que ocupamos nosso tempo com tanta bobagem que ele passa e não nos dá outra chance. Fica só no olhar e sentir "que bom que você existe".
Mas já que o tempo me deu a chance de conhecer tu, que está lendo essa coisa toda que eu tô escrevendo, é porque posso não apenas pensar, mas dizer diretamente: que bom que vocês, meus amigos, existem.
Feliz dia do amigo!

4 comentários:

  1. Oi Erida!

    Eu sou metida!
    Resolvi seguir teu blog sem ser convidada! hehehe

    Beijooo menina

    ResponderExcluir
  2. Mas que coisa bonita isso aí, guria!!!!

    matou a pau, pode contar com mais um acompanhante do brógue!!!

    \o/

    Beijozãozão do Gordo!!!!

    ResponderExcluir
  3. haha, siga, siga!
    Eu ainda não sei mexer no meu brógue. Sim, sou jurássica! haha

    ResponderExcluir
  4. Ei, Erida, olha só essa montagem que fiz com umas fotos suas:
    www.temquecuidarmagrão.tuachasquetemfotomesmo.quetipodepessoaapagariaissosemler?.com.ar
    Bem vinda a vida de blogues. Só cuida pra não ser mais um bloguesinho. Ficaadica. Eu, inclusive, já fiz meu suicídio bloguico...

    ResponderExcluir